Que a Sony é uma das empresas mais importantes de todas para a formação da indústria dos games como conhecemos hoje. Os consoles da empresa japonesa quebraram recordes e foram responsáveis por sucessos de peso.
Mas afinal você conhece todos os consoles da Sony? Caso não conheça todas as aventuras da empresa no mundo dos games continue nesse texto! Caso você conheça, tenho certeza que você vai conhecer mais sobre a Sony.
Playstation
A primeira odisséia da empresa no mundo dos videogames ocorreu em 1994 no Japão com o lançamento do Playstation, ou PS One, como também foi conhecido. O console chegou durante a quinta geração, época em que foi introduzido o 3D nos videogames.
Apesar de ser uma estreante e ter uma concorrência pesada com a SEGA e a Nintendo no mercado, a Sony se saiu extremamente bem nesse período, sendo o maior sucesso da geração, batendo em todos os outros consoles do mercado por tempos.
Além de contar com jogos com gráficos em três dimensões formados por polígonos, a mídia física utilizada no console era o CD-ROM, que foi um grande diferencial para o sucesso do Playstation, já que era mais barato e melhor para os desenvolvedores criarem os seus títulos, diferente do Nintendo 64, que na época utilizava o caro e complexo cartucho.
Inúmeras franquias surgiram no console além de outros jogos que fizeram muito sucesso e ditaram o futuro de como seriam os jogos. Crash Bandicoot, Grand Theft Auto, Resident Evil, Metal gear, Final Fantasy VII e muitos outros títulos foram populares no Playstation.
Playstation 2
Anos mais tarde, mais especificamente nos anos 2000 surge a sequência do badalado console da Sony. O Playstation 2 foi o console mais vendido de todos os tempos, isso sem contarmos as vendas de versões piratas, que no Brasil foi um enorme sucesso.
O console foi uma verdadeira central multimídia, onde os jogadores podiam ouvir suas músicas, ver filmes e jogar videogames tudo no mesmo aparelho. Houve, claro, uma melhora gráfica grande, com os sprites menos poligonais além do uso de outra mídia, o DVD-ROM, que tinha um armazenamento de dados bem maior do que o CD.
Alguns dos títulos de destaque no Playstation 2 que podemos citar são: Grand Theft Auto: San Andreas, God of War, Grand Turismo, Kingdom Hearts, Final Fantasy X, dentre outros hits de sucesso.
PSP
A Sony não ficou apenas nos consoles de mesa, já que em 2004, a empresa resolveu tentar disputar o mercado portátil com a Nintendo, que é a dominante nesse segmento desde o Game Boy em 1989.
Essa tentativa surgiu com o lançamento do PlayStation Portable, que contava com conexão com internet via wirelles, gráficos em 3D semelhantes ao do próprio PS2.
Playstation 3
Em 2006 a Sony voltou para os consoles domésticos com o Playstation 3. Uma das principais mudanças do PS3 para os outros consoles antecessores, é a alteração da mídia física de DVD-ROM para Blu-Ray. Claro que também houve mudanças expressivas quanto a gráficos.
Outra mudança interessante é o controle, que mudou para um modelo sem fio que utilizava bateria. O console também ganhou uma versão mais barateada chamada Playstation 3 Slim, que era mais compacto e menor.
Os serviços PS Store e PSN também fizeram sua estreia graças a maior integração e utilização da internet, permitindo aos jogadores jogarem títulos online e transformar seu console em uma central multimídia mais robusta, podendo ver vídeos, filmes, ouvir músicas, etc. A mídia digital fez sua estreia nos consoles da Sony a partir desse momento.
Os principais títulos que podemos destacar no console são The Last of Us, Demon’s Souls, Grand Turismo 5, Uncharted 2: Among Thieves, entre outros.
PS Vita
Em 2011 a Sony tentou novamente entrar no segmento de consoles portáteis com o seu PS Vita. O console contava com uma tela OLED touchscreen de 5 polegadas, tecnologias como suporte a 3G e Bluetooth, detecção facial entre outros.
O PS Vita contou com diversos títulos de consoles de mesa da Sony, terminando sua vida útil com mais de 1.500 jogos presentes em suas bibliotecas. Dentre os títulos estão Silent Hill, Final Fantasy VII, God of War: Ghost of Sparta.
Playstation 4
Com um sistema bem mais robusto, o console da vez é o Playstation 4 representando a Sony na oitava geração de consoles. O novo sistema foi lançado em 2013 e conta com um hardware mais potente que seu antecessor.
O sistema de multimídia permite ao PS4 ler tanto DVD como Blu-Ray, além de uma biblioteca de aplicativos que vão desde serviço de streaming até editores de vídeo e highlights. Também há um reforço quanto a interatividade social, com o botão share presente no Dualshock 4.
O console ainda conta com suporte a HDR e outras versões, como o PS4 Fat (padrão), o Slim, menor e mais barato, e o PS4 Pro que roda jogos em 4K além de 1TB de armazenamento.
O console da oitava geração foi lar de diversas franquias, sequência e reboots, como God of War, The Last of Us 2, Uncharted 4, Horizon Zero Dawn e muitos outros.
Playstation 5
Partindo para o último lançamento da Sony até o momento, o Playstation 5 chegou ao mercado em 2020 e trouxe muitas novidades para os sistemas da empresa. O gigante da Sony, literalmente, é um console muito grande.
O console de nona geração tem como principal atrativo o SSD que dá ao sistema carregamentos mais rápidos, tanto em jogos como em outros recursos, com a possibilidade de armazenamento expansível através de uma entrada NVMe SSD.
Outro grande fator presente no PS5 é o Dualsense, o mais novo e futurista controle que possui diversos recursos, como o feedback tátil e os gatilhos adaptativos.
Fora isso, temos uma melhora relativa no desempenho, rodando jogos a 60 FPS no modo desempenho, suportando resolução em 4K. O console conta com duas versões, uma com leitor de discos e uma sem o leitor.
Até então não tivemos jogos expressivos no sistema, mas podemos destacar Spider-Man: Miles Morales e títulos já anunciados como Horizon Forbidden West, God of War Ragnarok, entre outros.