A Nintendo é uma das maiores e mais antigas empresas de videogames quando falamos da indústria dos games. Por esse motivo a Big N tem muita história para contar, desde os primórdios de seus consoles até os dias atuais, quebrando recordes de vendas com seu Nintendo Switch.
Pensando nessa história, nós do Gamelot, decidimos fazer um pequeno apanhado da empresa na história dos games, destacando brevemente seus consoles domésticos e portáteis.
Antes dos Videogames
Muitos não sabem, mas a poderosa Nintendo não começou nos videogames. Na verdade, a empresa japonesa nasceu 83 anos antes do lançamento do primeiro console doméstico da história. Então, o que ela fazia antes de desenvolver consoles e jogos? Fundada em 1889 a empresa originalmente fabricava cartas de hanafuda, um jogo de cartas japonês.
Outra coisa que pode confundir alguns jogadores é sobre o primeiro lançamento de console da Nintendo, que diferente do que algumas pessoas pensam, não foi o Famicom e veremos mais sobre ao decorrer da matéria.
Color TV-Game 6
O primeiro console de mesa de fato foi o Color TV-Game 6, que chegou no mercado japonês em 1977, um console totalmente inspirado no famoso Pong da Atari, lançado em 1972.
O console contava com uma versão de Pong chamada Light Tennis que vinha na memória do aparelho, com 6 variações do jogo, além de permitir aos jogadores mudarem a cor da “quadra” e o tamanho dos “sprites”. O Color TV-Game 6 ainda teve outras três versões lançadas posteriormente.
Game & Watch
Indo para os portáteis, o console da vez nomeado como o primeiro da linha foi o Game & Watch. O pequeno console que mistura jogos eletrônicos com um relógio digital foi lançado em 1980, e foi o primeiro grande sucesso da empresa nesse segmento.
Foram 59 versões diferentes comercializadas, cada uma com um jogo embutido, sendo a primeira delas com um jogo chamado Balls. O Nintendo Game & Watch foi descontinuado oficialmente em 1991.
Famicom/Nintendo Entertainment System
Voltando para os consoles de mesa, a Nintendo se consolidou no mercado durante a era dos 8-bits, com o seu Family Computer, chegando com o nome de Nintendo Entertainment System ou NES no mercado norte-americano em 1983.
O console tinha um processador de 8-bits e foi o mais vendido da sua geração, batendo o seu principal rival na época, o Master System. O console introduziu séries famosas como o próprio Super Mario Bros. e The Legend of Zelda. A empresa também estava forte nos arcades na época com seu sucesso Donkey Kong.
Game Boy
Os portáteis voltaram em 1989 com o Game Boy, um dos consoles mais vendidos da empresa japonesa. O portátil foi um enorme sucesso e contava com imagens em preto & branco além de uma tela de cristal líquido esverdeada.
Um dos principais acessórios do console foi o cabo Game Link, que possibilitava jogar e interagir de forma multiplayer em alguns jogos. O Game Boy contou com três versões diferentes e o jogo mais vendido foi Pokémon Red, Blue & Green, que ultrapassou 20 milhões de cópias vendidas.
Super Famicom/Super Nintendo Entertainment System
Um ano mais tarde, em 1990, a Nintendo estreou na era dos 16-bits com seu Super Nintendo Entertainment System. O console dominou sua geração superando as vendas da concorrência.
O SNES tinha uma paleta de cores maior e uma velocidade de processamento maior, o que garantiu uma evolução nos jogos entre as eras dos 8 e 16-bits. Os principais lançamentos que podemos destacar são o Super Mario World, The Legend of Zelda: A Link to the Past, Donkey Kong Country, Super Metroid, entre outros títulos.
Nintendo 64
Passando para era 3D, o Nintendo 64 foi o responsável pela transição da Nintendo para as três dimensões, quando lançado em 1996. Apesar de remar contra a maré, a Big N insistiu em utilizar cartuchos, o que pode ter prejudicado o 64.
O console também era focado no multiplayer com títulos como Super Mario Party e Super Smash Bros. Outros títulos que marcaram o console foram The Legend of Zelda: Ocarina of Time e Super Mario 64.
Game Boy Color
O Game Boy também foi continuado, com uma versão mais aprimorada chamada Game Boy Color lançada em 1998. O portátil agora apresentava cores, além de ser mais potente e contar com mais memória que o seu antecessor.
A retrocompatibilidade também esteve presente no console de mão, ultrapassando 1.500 títulos, incluindo títulos originais e mais de 1.000 por retrocompatibilidade.
GameCube
O GameCube foi o primeiro console de mesa da Nintendo a ser lançado no século 21, chegando ao mercado em 2001. Apesar de não atingir o número de vendas do N64 ele não foi um fracasso no quesito vendas.
O pequeno videogame tinha um ar minimalista, sendo um dos menores que já foram lançados. O GameCube também marcou a transição dos cartuchos para uma nova mídia, o miniDVD.
Game Boy Advance
Nesse mesmo ano, a Nintendo também deu entrada a mais um portátil da linha Game Boy. O Game Boy Advance sofreu uma série de mudanças e aprimoramentos, conquistando um novo formato e um hardware mais robusto que o GBC.
O portátil foi o último da linha e contou com títulos como Pokémon FireRed & LeafGreen e The Legend of Zelda: Minish Cap.
Nintendo DS
Com o fim da linha Game Boy nos portáteis, a empresa apresentou uma nova linha que iria ser o carro-chefe quando o assunto era portáteis. O Nintendo DS, lançado em 2004, é o console mais vendido da empresa até os dias de hoje.
Além de um novo formato que contava com duas telas, o portátil trouxe aúdio melhorado, microfone e o primeiro desse segmento de consoles da Nintendo a possuir gráficos em três dimensões e conexão wireless embutido.
Nintendo Wii
Um dos maiores sucessos da empresa, o Nintendo Wii, lançado em 2006, contou com o revolucionário controle de movimentos Wii Remote. O console ainda era bem mais veloz que o GameCube e contou com uma mídia física semelhante aos DVDs.
Nintendo 3DS
Sete anos mais tarde do lançamento do Nintendo DS, a empresa japonesa decidiu dar sequência a linha com o Nintendo 3DS em 2011. O hardware obviamente estava à frente do seu antecessor mas seu formato externo era bem semelhante ao NDS. O console foi o último sistema principal da linha DS, contando com versões posteriores melhoradas.
Nintendo Wii U
Lançado em 2012 o Nintendo Wii U foi o sucessor do Nintendo Wii. O principal diferencial do console era seu Gamepad touch em formato de tablet, sendo o primeiro da empresa a contar com gráficos em HD.
O console foi um fracasso comercial por conta do marketing ruim em cima do produto, com muitos considerando ser o maior fracasso de toda história da Nintendo nos videogames.
Nintendo Switch
O Nintendo Switch foi mais um renascimento da empresa, trazendo o primeiro console híbrido da história em 2017. Os jogadores poderiam jogar tanto como console de mesa, portátil e como Tabletop. Os controles também foi um dos diferenciais da nova plataforma, sendo destacáveis do console, além de contar com sensores de movimento.
O console está crescendo rapidamente em vendas e já possui três versões diferentes, o Nintendo Switch base, o Nintendo Switch Lite e o recém lançado Nintendo Switch OLED. Alguns dos principais títulos de destaque para esse sistema são The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Super Mario Odyssey e Animal Crossing: New Horizons.