Assim como nos filmes, os videogames também possuem diversas premiações que buscam destacar os melhores títulos do ano. Se o Oscar é a premiação mais cobiçada e popular da indústria cinematográfica, podemos chamar o The Game Awards (TGA) de “Oscar dos Videogames”, já que o evento é um dos mais esperados e assistidos quando o assunto é videogame.
A premiação foi inaugurada por Geoff Keighley em 2014, e é apresentada até hoje pelo empresário e jornalista. O TGA vem se destacando ano após ano, conquistando 81 milhões de visualizações apenas no último ano, enquanto a premiação dos cinemas não passou de 9 milhões em 2021.
Desde sua inauguração, o evento premiou dezenas de títulos para diversas categorias, e veremos quais deles foram os mais premiados.
Antes de começarmos, é importante lembrar que as premiações são decididas tanto pelos jogadores como por um júri composto por sites e especialistas na indústria. Também não iremos contar categorias como “Melhor Evento de eSport” ou “Melhor Desenvolvedora”, por exemplo. Sem mais delongas, fiquem com nossa lista!
13. Forza Horizon 5

Começando pelas estradas mexicanas, um dos lançamentos mais recentes do Xbox Game Studio, Forza Horizon 5, marca presença como um dos mais premiados do The Game Awards, levando três categorias para casa em 2021, sendo elas: Inovação em Acessibilidade, Melhor Design de Som e Melhor Jogo de Esportes/Corrida.
O jogo foto realista foi lançado em outubro do ano passado e traz uma reimaginação do México para as pistas, trazendo biomas de tirar o fôlego, além de um mapa maior para curtir, se comparado às ruas de Londres em Forza Horizon 4.
12. It Takes Two

Ainda em 2021, Cody e May também garantiram seus três prêmios, se consagrando o melhor jogo do ano pelo TGA com sua aventura cooperativa. Além do famoso “GoTY” (Jogo do Ano), o jogo desenvolvido pela Hazelight Studio também levou as categorias de Melhor Jogo Multiplayer e Melhor Jogo para a Família.
It Takes Two traz a aventura de um casal com sérios problemas em seu relacionamento, mas que precisam trabalhar juntos para passar pelos desafios e recuperar seus corpos.
11. Death Stranding

Direto da Kojima Productions, Death Stranding também garantiu suas três premiações no ano de seu lançamento, em 2019.
Apesar de causar controvérsias até hoje, o primeiro jogo pós Konami do lendário Hideo Kojima, foi capaz de desbancar jogos como Resident EVil 2, Outer Wilds, DMC V, entre outros, e conquistou as categorias Melhor Trilha Sonora, Melhor Direção e Melhor Performance por Mads Mikkelsen.
Death Stranding foi o jogo mais indicado do TGA 2019, concorrendo a dez categorias incluindo Melhor Narrativa, Melhor Direção de Arte e até mesmo como Melhor Jogo do Ano, perdendo espaço para que Sekiro: Shadows Die Twice se consagrar o GoTY desse mesmo ano.
10. The Witcher III – Wild Hunt

Outro jogo com três prêmios na conta é nada mais nada menos que The Witcher III – Wild Hunt, da até então poderosa CD Projekt Red. O título, considerado por muitos uma verdadeira masterpiece, foi eleito pelo evento como o Melhor Jogo do Ano e Melhor RPG de 2015.
Apesar de ser lançado em 2015, o RPG já havia conquistado uma categoria pelo TGA em 2014, durante a primeira edição do evento, como Jogo mais Aguardado, e pelo visto fez jus a categoria, ganhando o cobiçado GoTY pela premiação Keighley um ano mais tarde. O título da CD Projekt disputou a categoria principal com Bloodborne, outro jogo extremamente popular entre os jogadores.
9. God of War (2018)

Um dos principais lançamentos da Sony nos últimos anos, o reboot de God of War também ganhou seu espaço na lista, conquistando, assim como os outros, três categorias durante o The Game Awards 2018.
Essa edição foi bem acirrada, com jogos como Red Dead Redemption 2, Celeste, Marvel’s Spider Man e Monster Hunter: World concorrendo ao título de jogo do ano, que acabou ficando nas mãos de Kratos e Atreus ao final do evento.
Além da categoria principal, a aventura pelos Nove Reinos também conquistou as categorias Melhor Direção e Melhor Jogo de Ação e Aventura de um total de oito indicações.
8. Hellblade: Senua’s Sacrifice

Acompanhando a saga da guerreira Celta, Senua, Hellblade: Senua’s Sacrifice também garantiu suas três premiações no ano de 2017. O jogo desenvolvido pela Ninja Theory acabou levando para casa as categorias de Jogo mais Impactante, Melhor Design de Som e Melhor Performance de Melina Juergens como a protagonista dessa história brutal.
Para a felicidade dos fãs, Hellblade II: Senua’s Saga, a sequência da história de Senua, já está confirmada e será desenvolvida pela Ninja Theory, comandada pela Xbox Game Studio, o que praticamente confirma a entrada da sequência no serviço Xbox Games Pass.
7. Cuphead
Chegando no primeiro indie da lista, Cuphead, é um dos jogos mais lembrados quando falamos do mercado independente. O jogo remonta as animações dos anos 40 em diante, trazendo nostalgia com seus visuais cartunescos e sua trilha sonora que conta com Jazz, Blues entre outros gêneros.
Essa carta de amor para os desenhos antigos garantiu três premiações para os cabeças de xícara, sendo elas: Melhor Direção de Arte, Melhor Jogo Indie de um Estúdio Estreante e Melhor Jogo Independente.
6. League of Legends

Um dos jogos mais famosos de todos os tempos, League of Legends movimentou a indústria como um todo, mas principalmente nos eSports. O MOBA ajudou em partes para alavancar essa nova modalidade, além de realizar torneios milionários e movimentar milhões de usuários pelos serviços de lives (Twitch e YouTube).
Outro feito do jogo da Riot foi conseguir ganhar prêmios no The Game Awards em três anos diferentes, ganhando como Melhor Jogo de eSport em 2019, 2020 e 2021.
5. Disco Elysium

Outro jogo independente que levou muitos prêmios para a casa foi Disco Elysium, um RPG de mesa investigativo onde encarnamos na pele de um policial que não se lembra do seu nome ou onde está. O jogo independente é o primeiro da nossa lista a levar quatro categorias.
Seu foco em narrativa garantiu o prêmio de Melhor Narrativa, além de conquistar os títulos de Melhor RPG, Melhor Jogo Independente e Melhor Jogo Indie de um Estúdio Estreante, todos no The Game Awards 2019, sexta edição do evento.
4. The Legend of Zelda Breath of The Wild
Um dos jogos mais bem avaliados de todos os tempos, The Legend of Zelda: Breath of The Wild também marcou sua forte presença no evento de Geoff Keighley no ano de 2017, lançamento do jogo.
Além de indiretamente inspirar no desenvolvimento de outros jogos como Genshin Impact, BotW também trouxe uma discussão sobre a possível criação de um novo subgênero, o BotW-Like.
O jogo foi premiado como Jogo do Ano, Melhor Direção e Melhor Jogo de Ação e Aventura. The Legend of Zelda: Breath of The Wild também levou pra casa a categoria de Jogo Mais Aguardado do Ano, na edição anterior, no The Game Awards 2016.
3. Red Dead Redemption 2

Chegando ao nosso pódio, o aclamado Red Dead Redemption 2 também fez seu dever de casa e levou quatro categorias para casa. O jogo da famosa Rockstar é ambientado no Velho Oeste e se tornou extremamente popular, considerado por muitos o melhor jogo já feito.
Red Dead Redemption 2 concorreu ao Melhor Jogo do Ano em 2018, mas não alcançou o título e causa divergências até hoje por isso. De qualquer forma, o jogo conquistou as categorias como Melhor Narrativa, Melhor Design de Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Performance por Roger Clark que interpretou Arthur Morgan, protagonista de Red Dead Redemption 2.
2. Overwatch

O multiplayer online, Overwatch, da Activision-Blizzard, foi um dos títulos que conquistou diversas categorias no The Game Awards em anos diferentes. Outro grande feito no evento, é que Overwatch foi o único jogo multiplayer online até então que conquistou o Jogo do Ano no TGA 2016, desde a inauguração da premiação em 2014.
Fora isso, Overwatch ainda conta com mais seis premiações, levando para casa as categorias Melhor Jogo Multiplayer, Melhor Direção e Melhor Jogo de eSports em 2016. Já no ano seguinte, em 2017, foi a vez de levar para a casa as categorias de Melhor Jogo em Progresso e Melhor Jogo de eSports, por fim, em 2018, o game ganhou novamente a categoria de Melhor Jogo de eSports.
1. The Last of Us: Parte II
/i387367.jpeg)
Finalmente chegamos em The Last of Us Parte II o maior vitorioso no The Game Awards. A sequência desenvolvida pela Naughty Dog e até então exclusivo da Sony, dividiu, e muito, o público em seu lançamento no ano de 2020. Apesar de tudo, o jogo caiu nas graças da crítica, que além de receber críticas extremamente positivas, TLoU II conquistou oito categorias na maior premiação dos games.
O exclusivo começou a ganhar prêmios antes mesmo de seu lançamento, já que em 2017, o jogo foi premiado como Jogo Mais Aguardado do mesmo ano. Já em 2020, The Last of Us II conquistou as categorias Melhor Jogo do Ano, Melhor Narrativa, Melhor Jogo de Ação e Aventura, Melhor Direção, Melhor Direção de Áudio, Inovação em Acessibilidade e Melhor Performance por Laura Bailey como Abby, a antagonista do jogo.