Uma das empresas de consoles mais recentes que existe é a gigante Microsoft, que entrou no segmento de videogames no século 21. Ela faz parte do “Big Three” de empresas na indústria dos games, junto da Sony e da Nintendo, e um dos seus principais diferenciais são seus serviços e ecossistemas.
Com isso em mente, conhecer um pouco mais da marca de consoles da Microsoft, o Xbox, que completou 20 anos neste ano, é uma boa pedida para quem ama e joga videogames. Por isso, apresentaremos um pouco sobre cada console da empresa até os dias de hoje.
Xbox
Quem não se lembra da famosa apresentação do estreante console da Microsoft com participação de The Rock e Bill Gates?
O novo Xbox já havia sido apresentado e foi oficialmente lançado em 2001, sendo a Microsoft a primeira empresa a começar na indústria de consoles exclusivamente lançados no século XXI.
Não foi apenas um lançamento comum, já que a empresa visava rivalizar com grandes nomes, que na época eram o Playstation 2 e o GameCube da Nintendo, sendo a única empresa norte-americana por trás de fabricação de consoles na época. Com isso, foi desenvolvido um sistema parrudo, sendo o primeiro console a contar com HD que variava entre 8 e 10GB.
O hardware presente no sistema também não decepcionou, sendo o console mais potente da sexta geração, a qual ele foi inserido. Outro ponto de destaque crucial do Xbox foi seu serviço de rede, o Xbox Live, que surgiu em 2002 e permitia criar listas de amigos, chat em voz, tudo em uma rede online mais avançada na área dos games.
Apesar de tudo, o console não foi capaz de bater o número de vendas do Playstation 2, o console mais vendido de todos os tempos, mas ganhou notoriedade e popularidade com seu sistema e seus jogos.
Falando nos jogos, alguns títulos de destaques podem ser ressaltados como Halo, Forza Motorsport, Fable entre outros jogos. Porém, o carro-chefe foi nada mais e nada menos que Halo 2, o jogo mais vendido do Xbox.
Xbox 360
Em apenas quatro anos de vida do primeiro Xbox, a Microsoft se antecipa e lança o Xbox 360 em novembro de 2005. Houve muitas melhorias em seu diferencial, o Xbox Live, que agora contava com muitos recursos adicionais.
Ainda na parte online, temos a loja virtual, sendo o primeiro console da Microsoft a oferecer compras de jogos de forma online e também permitiu que jogadores de todo mundo joguem online e em partidas competitivas de Halo e Call of Duty, por exemplo. Na parte dos jogos, também tivemos a oferta de jogos com resolução em HD no X360.
O Kinect foi um dos acessórios mais importantes de todos na história do Xbox. O aparelho foi lançado em 2010, e pode ter sido uma resposta ao Nintendo Wii, que contava com controle de sensor de movimento e foi revolucionário na época. Com o Kinect, o corpo dos jogadores era o próprio controle, e foi continuado e aprimorado para o sucessor do X360.
Contudo, o console sofreu bastante no começo de sua vida útil graças a um problema na placa-mãe chamado 3RL ou três luzes vermelhas da morte, que quando apareciam no botão de energia do console, o deixava inoperante permanentemente. O problema foi reduzido com a troca da placa-mãe realizada posteriormente.
O console conta com jogos exclusivos em sua biblioteca, incluindo Halo 3, Halo 4, Fable II, Gear of War 2, Crackdown, entre outros. Entretanto, o jogo mais vendido do sistema foi o Kinect Adventures, com aproximadamente 24 milhões de unidades vendidas.
Xbox One
O Xbox One foi o sucessor do X360 e chegou ao mercado em 2013. O foco da Microsoft dessa vez foi transformar o sistema em uma central multimídia, trazendo integração de aplicativos como YouTube, Mixer, Spotify e Netflix.
O controle foi modernizado e houve mudanças em sua ergonomia. Os serviços online foram aprimorados novamente, e um dos serviços mais importantes do Xbox One, o Xbox Game Pass, surgiu em 2017. Ele se trata de um serviço por assinatura que permite jogar centenas de jogos por um preço fixo e abaixo, como a própria Netflix.
O catálogo por assinatura conta com rotação de jogos, onde todos os meses entram e saem títulos,a fim de renovar ainda mais o catálogo. A assinatura também conta com o EA Play, trazendo jogos publicados ou desenvolvidos pela Electronic Arts, como Need For Speed, Battlefield, entre outros títulos. Houve também uma junção de assinaturas entre o Xbox Game Pass e o Xbox Live, que originou o chamado Xbox Game Pass Ultimate, que mistura os dois benefícios.
O kinect também foi aprimorado ganhando uma maior resolução, chegando em 1080p, e vinha na caixa junto com o console. Uma versão sem o aparelho foi disponibilizada, barateando o Xbox One.
Alguns jogos em destaques presentes no XOne podem ser considerados. Entre os títulos estão: Gears 5, Halo 5: Guardians, Sea of Thieves, Forza Horizon 4 entre outros jogos.
Xbox Series X|S
Indo para a mais nova geração, temos o Xbox Series X|S, lançado em novembro de 2020 e trazendo muitas novidades, tanto no quesito hardware como quesito jogos. O SSD é um dos pontos mais fortes do console, com carregamentos rápidos tanto em jogos como em outras funções.
Assim como o Playstation 5, o console contou com duas versões, o Xbox Series X e sua versão um pouco inferior em quesito de desempenho, o Xbox Series S, que é barateado e poden rodar jogos da nova geração.
O console tem a capacidade de rodar jogos em 120FPS e em resolução 4K, o desempenho também aumenta quando falamos de processamento de 12 teraflops e memória RAM com 16GB GDDR5.
O serviço de jogos em nuvem, o xCloud também foi um novo serviço criado pela MIcrosoft, e permite que qualquer pessoa pode jogar jogos em qualquer lugar, mesmo em dispositivos fracos, apenas precisando de uma conexão com internet 5G e uma assinatura no Xbox Game Pass Ultimate.
O console contou com diversos lançamentos esse ano como Forza Horizon 5, Halo Infinite, Psychonauts 2, Microsoft Flight SImulator e muitos outros. Já nesse ano, o console irá receber S.T.A.L.K.E.R 2 e Outer Wilds em sua biblioteca.