A Sétima Geração de Consoles foi marcada por inúmeras inovações, seja com as novas conexões que estavam ficando cada vez mais acessíveis ou mesmo na forma como os jogadores jogavam videogames. De inovação em inovação chegamos a diversas tecnologias novas no mercado, além de jogos que ficaram cravados na história da indústria.
Os principais consoles de destaque dessa geração foi o arroz com feijão de sempre, que dura até os dias de hoje, com o mercado sendo dividido em maior parte entre a Nintendo, Microsoft e Sony.
Todos esses consoles, sem exceção, faziam uso da rede de internet, permitindo mudanças extremamente importantes para a indústria, possibilitando que jogadores do mundo todo jogassem juntos, além de facilitar a forma como os jogos das produtoras eram distribuídos, isso graças à mídia digital.
Esse novo tipo de mídia não só facilitou as empresas na distribuição de seus produtos como também contribuiu com o acesso mais fácil a DLCs e expansões. Isso também fez com que criar jogos fosse um pouco mais barato, possibilitando a entrada de mais desenvolvedores independentes no mercado.
Outro grande destaque da Sétima Geração de Consoles foram os acessórios, mais especificamente o Wii Remote, que funcionava como o mouse aéreo em três dimensões, permitindo que os jogadores joguem através das suas movimentações, e o Kinect, que apesar de compartilhar a mesma premissa do controle do Nintendo Wii, funciona de forma divergente.
Xbox 360
E foi a empresa de Bill Gates que deu o pontapé inicial na geração, lançando o Xbox 360 em novembro de 2005, um pouco antes da concorrência. Dali cresceu também o uso da internet nos consoles, já que o Xbox Live era um serviço muito bem notado no Xbox Original da Sexta Geração e que se destacou pelos serviços integrados ao uso da rede.
Essa foi a grande jogada da Microsoft com o Xbox 360, aprimorando ainda mais a integração e navegação na internet. Essa tendência de serviços foi crescendo ano após ano até chegarmos no que é considerado por muitos um dos melhores serviços dos videogames na atualidade, o Xbox Game Pass Ultimate, mas esse vamos deixar para uma próxima rodada.
LEIA TAMBÉM:
A Sexta Geração de Consoles – A Primeira Geração do Século XXI
A Quinta Geração de Consoles – A Era 3D
Alguns títulos acabaram por marcar os consoles da Microsoft, valendo destacar Fable 2, Halo 3, Forza Horizon, Dead Rising, Gears of War 2, Alan Wake, dentre inúmeros jogos e franquias que se tornaram famosas ou mesmo que ganharam uma nova sequência.
O acessório Kinect também foi um dos grandes destaques do Xbox 360, já que ele possibilita jogar sem qualquer tipo de controle, apenas com o movimento do seu corpo. O Kinect funciona com um sensor de movimentos, além de uma câmera 3D, e ganharia uma versão melhorada para o sucessor do Xbox 360, o Xbox One, mas acabou dificultando nas vendas do console de Oitava Geração da Microsoft.
O Xbox 360 não viveu só de flores, já que o hardware da Microsoft sofreu com problemas gigantescos em seus componentes e nos primeiros modelos, principalmente com o famoso 3RL (Três Anéis Vermelhos da Morte, como ficou conhecido) que simplesmente sucateava o Xbox 360, onde os jogadores ficavam impossibilitados de realizar qualquer ação em alguns casos, ou sofrer problemas sérios durante suas jogatinas.
O mais impressionante desse problema foi a frequência que ele acontecia, afetando milhões de jogadores e causando US$1 bilhão nos bolsos da Microsoft, segundo Peter Moore, que era vice-presidente da Microsoft na época. Ainda de acordo com Moore, o 3RL poderia matar a marca Xbox e varrer ela da indústria, caso o problema não fosse solucionado. E vendo hoje os modelos Xbox Series X|S sabemos que a história não teve um final ruim.
Nintendo Wii
Partindo agora para a Nintendo, o astro principal da Big N na geração, o Nintendo Wii acabou liderando as vendas na época, ultrapassando o Playstation 3 e o Xbox 360, além de ser o console de mesa mais vendido da Big N até a chegada do Nintendo Switch, que cresce a cada dia mais.
O Nintendo Wii também era visto como um console para jogadores mais casuais, já que o console foi claramente focado para a “família toda jogar”, podendo ver essa iniciativa da companhia nas apresentações e propagandas do console.
A grande inovação do Wii foi com certeza os seus acessórios, mais especificamente o Wii Remote, que funcionava como o mouse aéreo em três dimensões, permitindo que os jogadores jogassem movimentando o controlador.
O controle era conectado via bluetooth e contava com um alto-falante, vibração e sistema de rumble. Como mencionado anteriormente, o Wii Remote funcionava como um sensor de movimentos, sendo utilizado integralmente em jogos como, por exemplo, o Wii Sports, título mais vendido do Nintendo Wii.
Playstation 3
Já a Sony, dona de diversas propriedades de diferentes indústrias, também fez o dever de casa, lançando em novembro de 2006 seu terceiro console intitulado como Playstation 3. A nova plataforma contava com um sistema de leitor de discos Blu-Ray, com maior capacidade de armazenamento se comparado a uma mídia de DVD comum. O console também foi lar de franquias e títulos novos como The Last of Us e Demon Souls , que marcaram a indústria como um todo, e são considerados por alguns como os dois dos jogos mais importantes de todos os tempos, em especial o primeiro deles.
Em sua trajetória pela sétima geração, o mais novo hardware da Sony ganhou três novos modelos: fat, slim e super slim. Isso porque o lançamento das primeiras versões do Playstation 3 foi um tanto quanto problemático, já que poderia chegar a preços elevados, alcançando a marca de até US $599,00 isso sem falar nos preços para o Brasil, que foram ainda maiores.
Pensando nisso a Sony foi lançando outros modelos otimizados e versões barateadas da terceira aventura da empresa nos consoles, chegando a preços acessíveis mas perdendo alguns fatores importantes como perda total da retrocompatibilidade com o Playstation 1 e 2 nas versões Slim e Super Slim.
Como dito anteriormente, todos os consoles faziam uso de internet, e o queridinho da vez da Sony não estava de fora. Com esse recurso a empresa pode trazer a Playstation Network possibilitando que os jogadores acessem a rede, joguem com outros jogadores, assim como o Xbox Live e a Playstation Store, surgida no PSP e possibilitando oferecer mídia digital entre outros serviços para os jogadores.