Como toda boa história, a linha do tempo dos videogames em consoles tem começo, meio e esperamos que não tenha fim. Em seus altos e baixos vimos empresas e consoles alcançando seu auge ou sucumbindo inevitavelmente, o surgimento de uma indústria totalmente nova, tanto no entretenimento quanto na área de computação e programação.
Os jogos eletrônicos percorreram diversos outros sistemas e plataformas diferentes, desde consoles de mesa, portáteis, fliperamas, PC entre outros, mas neste pequeno e resumido artigo, focaremos apenas na história dos jogos de consoles domésticos.
Começando pelo distante ano de 1972 surge o Magnavox Odyssey, o primeiro console doméstico da história. O console contava com um único jogo embutido, que conheceríamos mais tarde como pong, além de diversos complementos como dinheiro falso, fichas de poker, filtros para televisão e outros acessórios.
Esse momento foi conhecido como “A Era dos Pongs” já que a partir do Magnavox Odyssey, diversas outras empresas começaram a replicar o jogo, com a Atari sendo a mais famosa com seu Atari Pong, popularizando s videogames.
A empresa norte-americana não parou apenas no Pong, lançando seu console Atari 2600 anos mais tarde, sendo o mais famoso deles, onde a Atari fez sua estreia na Segunda Geração de Consoles (que começou no fim dos anos 70), a primeira delas que contava com consoles com microprocessadores. Outras funções e recursos importantes como o “Pause” e cartuchos (ou pentes de programação), também fizeram estreia no mundo dos consoles.
As desenvolvedoras terceirizadas também surgiram nessa mesma época, com destaque para a Activision, que produziu jogos como Pitfall!, Space Invaders, River Raid, Enduro e muitos outros títulos. Apesar disso, essa nova onda de desenvolvedoras terceirizadas trazida principalmente pela Atari, causou uma crise na indústria dos videogames, por conta da tamanha quantidade de jogos ruins na indústria, sendo o famigerado E.T. o símbolo desse crash.
Com a primeira grande queda, a Atari se tornou uma coadjuvante para dar o papel principal para outras duas empresas no começo dos anos 80, a Nintendo e a SEGA. Além disso, tivemos diversas evoluções, principalmente com os controles, substituindo o modelo antigo com grandes alavancas e botões embutidos nos consoles para um d-pad (direcional em cruz) e os botões A B.
Esse foi um dos períodos de ouro dos games que viam uma verdadeira guerra de videogames tanto de publicidade como pelos fãs das duas empresas japonesas. Esse período também foi conhecido como a era dos 8-bits e definiu o futuro dos videogames. A Nintendo já tinha alguma experiência com consoles, enquanto a SEGA estava por trás dos Arcades, fazendo sua estreia nos consoles domésticos.
A rivalidade se estendeu para a Quarta Geração de Console, ou era dos 16-bits, que foi uma verdadeira evolução do período anterior. Os jogos agora contavam com sprites maiores, mais cores, áudio estéreo e pela primeira vez, contaram com suporte a CD-ROM, porém, através de acessórios comprados à parte.
Nesta época também surgiu o mascote da SEGA, Sonic, The Hedgehog, rivalizando com a concorrente Nintendo e o Mario Bros., surgido em 1985 no NES, estreitando ainda mais a chamada Console Wars, que perdura até as gerações atuais.
Em mais um salto no tempo, vamos para a Quinta Geração de Consoles, que começou a partir de 1993 com o console 3DO. As empresas da época estavam focadas em trazer o inovador 3D, sendo a Sony a mais importante delas, estreando no mundo dos games com seu poligonal Playstation.
Houve uma verdadeira batalha entre os tipos de mídias de jogos nessa mesma época. A Sony foi a representante do CD-ROM enquanto a Nintendo se prendia aos cartuchos, o que fez a Big N sofrer bastante, visto o preço barateado dos CDs na época, influenciando os desenvolvedores a migrarem para o Playstation. Enquanto isso, a SEGA, que outrora havia dominado o mercado em certo período, estava ladeira abaixo com o desastroso Sega Saturn.
A SEGA deu seu último suspiro em 1998 com o Dreamcast, que mesmo com um enorme potencial, foi engolido pelo Playstation 2 e sua enorme popularidade conquistada pelo seu antecessor. Neste período a Internet fez sua estreia de maneira integrada nos consoles, com a estreante no mercado dos consoles, a Microsoft, lançando o serviço inovador que conhecemos hoje como Xbox Live.
Com a SEGA deixando o mundo de consoles e partindo como desenvolvedora terceirizada, o Playstation 2 e sua nova mídia de jogos DVD-ROM, contra o MiniDVD do GameCube, que também acarretou em problemas para Big N, e o Xbox entrando oficialmente para o mercado de games, se encerra oficialmente a Sexta Geração de Consoles.
Pouco tempo mais tarde, a Microsoft entra em uma nova era com o Xbox 360 lançado em 2004. Além da evolução gráfica perceptiva, a Sétima Geração foi marcada pelos acessórios de movimento como o Kinect no Xbox, Playstation Move no PS3 e o famoso Wii da Nintendo com seus jogos baseados em controles de movimento, sendo um dos consoles mais ousados lançados pela Nintendo e o console de mesa com mais vendas da empresa.
Em mais uma evolução nos consoles de videogames, chega ao mercado o Playstation 4, Xbox One e Nintendo Wii U a partir de 2013. A melhora gráfica é algo expressivo, além disso, o console da Microsoft teve um grande avanço em seu ecossistema, com o serviço Xbox Game Pass lançado em 2017.
O Playstation 4 chegou firme com seus novos exclusivos e continuações de franquias em consoles anteriores, como o The Last of Us. Outro título que marcou a história dos videogames para sempre foi o GTA V, lançado em diversas plataformas. O Wii U, uma versão ainda mais robusta do Wii foi a aposta da Nintendo para essa geração, caindo em um enorme fracasso comercial.
Muito se discute se o Nintendo Switch, o primeiro console híbrido da história, pode ser considerado da mesma geração que os outros três citados mais acima. Apesar disso, o Switch é um dos consoles mais populares de todos os tempos rivalizando com os outros dois consoles da Microsoft e da Sony, se tornando um verdadeiro renascimento da Nintendo após o fracasso do Wii U.
Por fim, chegamos à Nona Geração, com o anúncio do Xbox Series X|S e o Playstation 5, ambos em 2020. As principais mudanças dessa geração para a anterior são a implementação do SSD, a melhoria gráfica e a taxa de quadros. A Microsoft também surgiu com seu novo serviço de jogos em Nuvem, também conhecido como xCloud.
Ainda é muito cedo para se falar da mais nova geração, mas com certeza irá fazer parte da história dos videogames para sempre, com os fãs esperando mudanças nos videogames como conhecemos.